Mais de 370 marcas expositoras são esperadas para a 14ª edição do Concrete Show, evento da cadeia construtiva, que acontece de 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista. A lista de expositores conta com empresas brasileiras e de outros países, representantes de soluções em equipamentos, produtos, serviços e tecnologias para o setor da construção civil e toda a cadeia construtiva.
“A feira de negócios Concrete Show tem como característica principal promover um relevante volume de negócios que se concretizam no pavilhão durante os dias de evento e que repercutem ao longo da cadeia da construção. Isso é um dos atrativos do evento e fica evidente pelo crescimento da área de exposição, que nesta edição aumentou cerca de 30%”, afirma o diretor do portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, Hermano Pinto.
Expositores do Concrete Show 2023
Um dos segmentos de destaque nesta edição, com um número alto de marcas presentes, são os produtores de aço. A ArcelorMittal, oferecedora do evento, apresentará os avanços do case do primeiro produto XCarb™ da América Latina, o Vergalhão ArcelorMittal 50S XCarb™, produzido a partir de material totalmente reciclado e 100% de energia renovável com baixa pegada de carbono.
Também com ênfase em sustentabilidade e na descarbonização do setor de construção civil, o diretor Comercial & Logística da Aço Verde Brasil (AVB), Leandro Vasconcelos, explica que será exposto para o público do Concrete Show um painel digital que indica a quantidade em quilos de CO2 removidos da atmosfera a cada segundo pelo plantio e cultivo de florestas de eucalipto sob a responsabilidade da empresa. A AVB é a primeira usina siderúrgica carbono neutro do mundo.
“Nossos principais produtos para a construção civil são o fio-máquina e o vergalhão CA50 e o CA60. O primeiro é utilizado na confecção de arames, cabos, barras para construção mecânica, enquanto os vergalhões servem como matéria-prima de diversos produtos, como armaduras treliçadas e estribos, além do uso na indústria de corte e dobra”, diz Vasconcelos.
Outra fabricante de aço que estará presente no evento é a Gerdau, que está voltando à feira de negócios do Concrete Show após alguns anos. “Nosso portfólio de produtos em aço para a construção civil traz valor para o setor, pois proporciona um aumento na produtividade e a otimização de custos. Entre os produtos que terão mais destaque está o vergalhão GG 70, que é de alta resistência e foi desenvolvido para diversos segmentos, como infraestrutura, de construções industriais e comerciais. Esse vergalhão é uma solução de alta performance, com importantes ganhos em produtividade e sustentabilidade”, afirma a líder de marketing da Gerdau, Débora Junge Baum.
Na lista de expositores do evento também está a YANMAR, fabricante de motores diesel e equipamentos. A empresa de origem japonesa é pioneira no Brasil na fabricação de miniescavadeiras e apresentará diversos modelos da marca que contam com recursos exclusivos. O gerente comercial de construção civil e de produtos de força da YANMAR South America, Anderson Oliveira, explica que um dos recursos é a tecnologia embarcada de fábrica SA-R (Smart-Assist Remote), dispositivo inteligente que realiza o monitoramento remoto do equipamento.
“O SA-R está disponível em modelos a partir de duas toneladas. Por meio dele, é possível acompanhar o trabalho pelo celular ou computador e obter informações em tempo real. Entre as funções oferecidas estão horas trabalhadas, sinalizando início e término de cada atividade; ferramenta de gerenciamento de manutenção; serviço de notificação de erro e alerta antifurto”, afirma Oliveira.
A Falcão Bauer, centro tecnológico de controle da qualidade, leva ao Concrete Show uma solução exclusiva da empresa para o controle de evolução da resistência do concreto. O ThermoBauer é constituído por um termo-dispositivo com custo acessível e por um software próprio, que faz a medição da resistência do concreto aplicado na estrutura e envia as informações correspondentes em tempo real para que os responsáveis possam acompanhar essa evolução de qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia.
Segundo a empresa, com o uso desse sistema é possível aumentar a velocidade de avanço da obra em até 40% e evitar a produção dos tradicionais corpos de prova que consomem concreto extra e geram custos em armazenagem, transporte e insumos.
Outra novidade que será exposta na feira de negócios do evento é da MLK Equipamentos, que apresentará os dois modelos de Dumpers elétricos, lançamentos recentes da empresa, que são veículos projetados para o transporte e movimentação de materiais na construção civil. A empresa anunciou que a novidade tem menos impacto para o meio ambiente porque não utiliza combustíveis fósseis, é mais silencioso e possui um pedal de “homem morto” para mais segurança ao circular em ambientes com pedestres em geral.
Entre outras grandes empresas estão confirmadas ainda: Liebherr, Convicta, XCMG Brasil, Putzmeister, Cimento Apodi, Volkswagen, Sika, Quartzolit, Menegotti Máquinas e Equipamentos e Caterpillar.
Confira a lista de expositores completa!
Congresso ‘Construindo Conhecimento’
Além da feira de negócios, o Concrete Show tem na programação o Congresso ‘Construindo Conhecimento’, realizado em três auditórios com programação simultânea, somando mais de 50 horas de palestras, painéis e seminários. O tema central do congresso este ano é Novas Tecnologias, Eficiência e Desburocratização: os Caminhos para Tornar a Cadeia Construtiva Brasileira Mais Sustentável e Inteligente.
Entre as temáticas de destaque estão conteúdos sobre construção modular e off-site, os desafios da captura de carbono na cadeia de concreto, o uso de pavimentos de concreto e a locação de equipamentos para a construção civil.
Também como parte da programação acontecerá a Arena 120 Ideias, um espaço dentro da feira de negócios também patrocinado pela ArcelorMIttal, onde ocorrem apresentações de 30 minutos gratuitas de soluções, produtos e cases para os profissionais do segmento. A programação completa está disponível no site do evento.