Não é nenhuma novidade que o setor de pré-fabricados está em constante expansão no Brasil. Afinal, essa modalidade construtiva só traz benefícios para o canteiro de obras. Além disso, eles atendem à demanda atual da sociedade, que está sempre em busca de um projeto rápido, seguro e eficaz.
Para falar um pouco mais sobre a elaboração do projeto de arquitetura com pré-fabricados, entrevistamos o arquiteto do escritório Greghi & Aguero, Héctor Rhávi. Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco!
O que são os pré-fabricados?
Para Héctor Rhávi, “Pré-fabricados é um método da construção civil que tem o objetivo de adiantar os prazos de uma obra. Para isso, as peças são levadas já prontas para a execução dos projetos”.
Dessa maneira, as peças são calculadas previamente e reduzem o cronograma e os custos da obra.
Isso acontece porque há a “Eliminação de mão de obra e de materiais excessivos na execução de vigas em concreto, pilares em concreto, lajes, dentre outras etapas”, explica Rhávi.
Porém, o especialista reforça que essas peças devem apresentar comprimento e peso compatíveis com as formas de transporte. Além disso, a mão de obra é mais restrita, pois deve ser muito mais especializada.
Qual o papel do projeto de arquitetura em obras com pré-fabricados?
Da mesma maneira que os outros métodos de execução são essenciais, o papel do projeto de arquitetura nas obras com pré-fabricados é de extrema importância.
“É a partir do projeto de arquitetura que é possível dar início aos projetos complementares de uma obra; por exemplo, elétrico, hidráulico e o estrutural — que é onde os pré-fabricados permeiam com maior atividade”, comenta Rhávi.
Para isso, o arquiteto ressalta que é importante que haja a compatibilização entre os projetos complementares e o de arquitetura. Afinal, muitas vezes, são profissionais diferentes que estão à frente desses projetos.
O que o arquiteto deve saber para elaborar um projeto com pré-fabricados?
De acordo com o arquiteto do escritório Greghi & Aguero, Héctor Rhávi, “Para elaborar um projeto de arquitetura com pré-fabricados, o arquiteto precisa compreender precisamente a viabilidade dos vãos livres do projeto como lajes, coberturas, elementos em balanço, dentre outros”.
Você também pode gostar de ler: Principais setores que se beneficiam de pré-fabricados.
Quais os softwares e metodologias mais utilizados para a produção do projeto de arquitetura com pré-fabricados?
Atualmente, existem diversos softwares de projetos que podem dimensionar obras com pré-fabricados, como:
- Archicad;
- Revit;
- Eberick;
- TQS.
“Alguns desses softwares são especializados em cálculos estruturais; outros comportam diferentes tipos de projetos, como arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico”, salienta Rhávi.
Gostou de aprender um pouco mais sobre a elaboração do projeto de arquitetura com pré-fabricados? Então, complemente o seu estudo no assunto lendo também: Pré-fabricados de concreto: como melhorar seu uso na obra.
Acompanhe os painéis de pré-fabricados no Concrete Show Xperience 2021. Inscreva-se agora!