Tão importante quanto a qualidade da matéria-prima utilizada em uma obra é a maneira como será feita a impermeabilização do concreto depois. Estruturas que ficam em contato direto com a água, como o concreto armado, ou que estão sob forte umidade, precisam ser protegidas.

Entre as muitas técnicas disponíveis no mercado para impermeabilização, falaremos neste artigo sobre o cristalizante para concreto.

Para conversar sobre o assunto, convidamos Shingiro Tokudome, Diretor de Negócios da MC Bauchemie para a América Latina e Coordenador da Câmara de Fabricantes de Aditivos para Concreto. Leia mais abaixo!

O que é o cristalizante para concreto?

O cristalizante para concreto, de acordo com Shingiro Tokudome, é um tipo de impermeabilização e proteção utilizado em concreto por adição ou pintura.

“Tem o objetivo de diminuir a permeabilidade do concreto curado, melhorar propriedades de resistência química e algumas formulações também possuem a capacidade de autocicatrizar as fissuras estáticas de até 0,3 mm do concreto”, explica o entrevistado.

Como é desenvolvido o aditivo cristalizante para concreto?

Várias são as tecnologias desenvolvidas de cicatrizantes existentes na atualidade. Shingiro Tokudome aponta os tipos mais usados.

“Os mais utilizados historicamente e com sucesso são os produtos de origem mineral que são distribuídos pelo concreto pelo efeito da difusão”, aponta.

Shingiro acrescenta: “Os químicos reativos do cristalizante de última geração utilizam a água como meio de migração para o interior dos capilares da estrutura de concreto”.

Este processo de migração, conforme Shingiro, “precipita uma reação química entre o cristalizante, a água/umidade e os subprodutos formados durante o processo de hidratação do cimento, constituindo então cristais insolúveis dentro do concreto”.

Os cristais são responsáveis por selar os poros e capilares presentes no concreto. “Assim, impedem a passagem da água e de outros agentes agressivos, atuando para estanqueidade e proteção química do concreto”, detalha o entrevistado. 

Qual o modo de aplicação da cristalização para concreto?

Shingiro Tokudome explica a aplicação da cristalização para concreto iniciando pelo modo de adição. 

“O sistema de cristalização por adição é aquele onde o produto cristalizante como o Xypex Admix C 500NF é adicionado ao concreto no momento da mistura na proporção de 1,0% da massa do cimento”.

Entretanto, estruturas de concreto com problemas de permeabilidade e fissuras estáticas já existentes necessitam de outro tratamento.

“Se utiliza do sistema de cristalização por pintura, onde outro tipo de cristalizante é aplicado em duas demãos, sendo uma do Xypex Concentrado e a outra do Xypex Modificado sobre a superfície do concreto previamente preparada”, afirma.

Quais os benefícios de utilizar o cristalizante para concreto?

Sobre os benefícios da utilização do cristalizante para concreto, Shingiro Tokudome cita a impermeabilização, a autocicatrização e a durabilidade.

Impermeabilização

Conforme Tokudome, a impermeabilização é responsável por “diminuir a permeabilidade do concreto mesmo após o concreto estar curado, desde que exista água para a reação”. 

Autocicatrização

Já a autocicatrização é definida pelo entrevistado como a “colmatação de fissuras em presença de água ao longo tempo para fissuras estáticas de até 0,3mm de abertura”.

Durabilidade

A durabilidade, de acordo com o convidado, ajuda a evitar a ação das intempéries nas armaduras.

Shingiro aponta: “E ainda protege o concreto de alguns tipos de ataques químicos através da diminuição da porosidade, capacidade de auto cicatrização do concreto e resistência química dos cristais formados nos poros do concreto”.

Aplicações da cristalização do concreto

Quando questionado sobre as aplicações da cristalização do concreto, Shingiro Tokudome cita duas delas: a estanqueidade e a proteção da estrutura.

“Estanqueidade em estruturas de concreto enterradas como blocos de fundação, lajes de subpressão, caixas de elevador, reservatórios de água, piscinas, túneis moldados com formas e com concreto projetado, sejam estruturas novas ou existentes”.

“Proteção da estrutura, atuando de forma preventiva e protetiva em estruturas de concreto sujeitas a ataques e exposição a agentes químicos agressivos”, finaliza o convidado.

O cristalizante para concreto tem a finalidade de manter a integridade da estrutura, porém a sua aplicação deve ser feita da forma correta. Baixe também o e-book “Aditivos para concreto: o que você precisa saber