Tanto o concreto protendido quanto o concreto armado são de grande utilidade para obras diversas. No entanto, é preciso se atentar às especificações de cada projeto para decidir qual deles usar.

Para entendermos mais sobre este tema de grande relevância, conversamos com o engenheiro Marcelo Silveira, diretor presidente da MD Engenheiros Associados, empresa especialista em projetos estruturais em concreto armado e protendido com atuação em todo o Brasil e em Portugal.

Vamos entender mais desse assunto? Leia a entrevista abaixo e tire suas dúvidas sobre as semelhanças e diferenças entre os concretos protendido e armado.

O que é o concreto protendido?

Marcelo Silveira: Trata-se de um tipo de estrutura em concreto, em que parte das armaduras (armaduras ativas) são previamente tensionadas de maneira a aplicar tensões de compressão na peça de concreto, possibilitando que toda a peça trabalhe comprimida. Estas armaduras ativas, são de aços especialmente desenvolvidos para esta finalidade.

Quais as aplicações do concreto protendido?

MS: São as mais variadas possíveis. O concreto protendido é utilizado em pontes, viadutos e passarelas, em edifícios de todos os tipos, em fundações, em contenções, em estruturas industriais e em pisos estruturais.

Quais as vantagens do concreto protendido? 

MS: São muitas as vantagens, podendo-se enumerar algumas. Em estruturas de pontes e viadutos, possibilitam vencer grandes vãos com peças esbeltas, em estruturas de edifícios, possibilita o uso em lajes e vigas, vencendo grandes vãos com economia, no caso de uso em fundações do tipo radier, reduz as espessura das estruturas. 

De maneira geral o concreto protendido viabiliza obras diversas com economia e pelo fato das peças trabalharem comprimidas, conferem uma vida útil maior. Como desvantagem, necessita de uma execução mais rigorosa.

O que é o concreto armado?

MS: As estruturas em concreto armado são constituídas por concreto e aço passivo. E o que é o aço passivo? São as armaduras comuns que são colocadas dentro da massa de concreto, e que irão desempenhar sua função nos trechos da estrutura onde ocorrem tração, visto que a resistência do concreto é muito boa quando submetida a compressão, mas muito ruim onde se tem tração. 

Desta maneira, nas regiões das peças estruturais onde existe tração, deverá existir o aço passivo que irá absorver estas tensões.

Quais são as aplicações do concreto armado?

MS: Em pontes, viadutos e passarelas, em edifícios de todos os tipos, em fundações, em contenções, em estruturas industriais e em pisos estruturais.

Quais são as vantagens e desvantagens do concreto armado?

MS: As vantagens são principalmente a facilidade de execução. Como desvantagens, se comparado ao concreto protendido, resultam em estruturas mais pesadas e com durabilidade menor, visto que, devido ao concreto ter baixa resistência à tração, e as zonas tracionadas são resistidas por aço passivo, onde abrem-se fissuras naturalmente, e que por este motivo, resultará em vida útil menor que as protendidas.

Como escolher o concreto armado ou concreto protendido? 

MS: Fundamentalmente, a escolha deverá ser feita em função do projeto a executar, da disponibilidade de materiais adequados para sua execução (normalmente nas estruturas em concreto protendido utilizam-se resistências de concreto mais elevadas) e de mão de obra treinada para a execução deste tipo de estrutura. 

Deverá também ser levado em conta, a questão do custo da estrutura e o tempo disponível para a execução, visto que, nas estruturas protendidas, o tempo de execução costuma ser mais curto.

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe-o com seus colegas da área, e aproveite para ler também nosso artigo sobre o concreto nas obras de arte especiais na engenharia.