Entre os dias 6 e 8 de agosto, o São Paulo Expo, na capital paulista, recebeu a 15ª edição do Concrete Show – maior evento da cadeia construtiva do concreto na América Latinha.  A Informa Markets, organizadora do evento, celebra os recordes. Dispostos em uma área de 32 mil m², os mais de 400 expositores, sendo 60 estreantes, puderam apresentar as principais novidades e tendências que, se já não estão, devem tomar conta dos canteiros de obras brasileiros nos próximos meses. Em três dias, o evento recebeu cerca de 23,2 mil pessoas.

“A construção civil vem passando por um momento muito positivo, sobretudo com o crescimento do PIB no setor, além da alta demanda por profissionais qualificados. E o sucesso que observamos nesta 15ª edição do Concrete Show é representado, especialmente, pela alta qualificação dos nossos visitantes. Outro índice que corrobora com isso é o grande número de marcas presentes, inclusive aquelas que deixaram de expor por um tempo e que voltaram nesta edição; além, é claro, das estreantes. Com isso, chegamos ao último dia com grandes perspectivas e pensando não apenas em 2025, como também, nos anos à frente”, diz o Diretor de Portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, Hermano Pinto.

Neste ano, os expositores trouxeram muita interatividade – desde a parede pré-fabricada, aos vergalhões em vários formatos e até óculos de realidade aumentada para testar maquinário concreto enriquecido com fibras que proporcionam maior durabilidade e resistência.

Mega Demo Paredes de Concreto foi um dos destaques do Concrete Show 2024

É possível construir uma parede usando apenas concreto, formas e sem blocos? Os visitantes que estiveram na 15ª edição do Concrete Show, entre os dias 6 e 8 de agosto, no São Paulo Expo, podem dizer que sim.  Isto porque, entre as atrações tradicionais do maior evento da cadeia construtiva da América Latina, esteve a tradicional Mega Demo Paredes de Concreto.

Durante três dias, o público pode assistir a demonstrações ao vivo da construção de uma parede, conduzidas por embaixadores e empresas referências no setor. Marcaram presença no Espaço a Associação Brasileira de Formas, Escoramentos e Acesso (Abrasfe); AGF Química, Ambar, Coplas, Curra Engenharia e Forsa. 

“É uma satisfação fazer parte, mais uma vez, deste espaço, no Concrete Show. Neste ano, a Mega Demo está muito mais completa e chamativa. Trouxemos os nossos alinhadores que são usados antes da concretagem para segurar as formas e esta tecnologia está muito mais leve e fácil na hora da instalação. Nossa novidade foi o Forsa a Um Click, aplicativo que organiza todo o inventário do cliente. Se ele tiver alguma forma danificada ou faltando, aparece automaticamente no aplicativo, o que acaba facilitando o sistema de reposição e de organização das empresas”, explica Tamires Albuquerque, gerente de Marketing da Forsa.

Além da construção da parede de concreto, o espaço dedicado à Mega Demo também contou com uma arena onde foram apresentadas palestras. No primeiro dia, encerrando as apresentações, Wallison Rabelo, CEO do Grupo Empreendimentos WW e fundador da Mentoria FB – Fábrica de Blocos, ministrou a palestra “Produzindo e faturando alto com blocos de concreto”. 

Já no segundo dia, Rangel Lage, mestre em Engenharia Civil e especialista em projetos estruturais, apresentou “Uso do BIM no desenvolvimento de projetos de edificações”. Priscilla Bezerra, Engenheira Civil e pós-graduada em Tecnologia da Impermeabilização abordou o tema “Soluções de Impermeabilização para estrutura de concreto utilizadas nas usinas hidrelétricas”. Além disso, as outras empresas que estiveram no espaço também apresentaram seus produtos e as últimas tendências do setor.

Concrete Show 2025

Especialmente para a edição de 2025, que será realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, o gerente de Produto do Concrete Show, Fernando D’Áscola, adianta algumas mudanças. “No próximo ano teremos uma área 20% maior. O evento acontecerá nos pavilhões 1, 2 e 3 do São Paulo Expo, que possuem o pé direito mais alto. Além disso, a Praça da Alvenaria ocupará um espaço ainda maior e a Mega Demo Paredes de Concreto passará por uma remodelação”.

Segundo o executivo, a mudança de pavilhões oferecerá uma grande vantagem aos expositores. “Por conta do pé-direito mais alto e da área mais extensa, será possível às marcas trazerem equipamentos de porte ainda maior do que as que estiveram nesses três dias. Além disso, poderemos comportar mais empresas e, com isso, chamar ainda mais público, fazendo com que o Concrete entre em um círculo virtuoso”, conclui D’Áscola.

Terceiro dia do Congresso Construindo Conhecimento

Durante três dias de evento, o Congresso Construindo Conhecimento, voltado para profissionais da cadeia construtiva, reuniu palestras exclusivas, convidados internacionais e muita troca de experiências. Foram 50h de conteúdo exclusivo com o macrotema “O Futuro do Concreto na Infraestrutura Urbana”.

Seminário ABESC de Inovações Sustentáveis para o Concreto Dosado em Central

Desafios para Alcançar a Neutralidade de Carbono no Concreto Dosado em Central

Apesar das enormes vantagens financeiras e estratégicas do concreto dosado em central, a construção civil brasileira ainda busca as melhores formas para tornar esse módulo de produção mais ecologicamente correto.

O engenheiro colombiano Manuel Lascarro, diretor presidente da Federação Iberoamericana de Concreto Pré-Moldado (FIHP, na sigla em espanhol), lembrou que o nosso país tem uma barreira a mais para superar no caminho da neutralidade, por conta da informalidade das habitações em algumas regiões brasileiras.

“O Brasil tem um desafio extra que não acontece em outras partes do mundo, que é a construção informal. Quando o concreto não é produzido de maneira industrializada, isso gera desperdício e insegurança, o que acaba sendo uma barreira de início para alcançar a neutralidade, já que a eficiência estrutural e na utilização de material tem um impacto fundamental na redução de emissões de carbono”, explicou Manuel Lascarro.

UHPC Inovação com consumos reduzidos no caminho da Sustentabilidade

Bernardo Tutikian relembrou a história do concreto e falou da importância de que os empreendimentos no século 21 sejam não apenas mais resistentes, mas também permitam um processo mais sustentável de ponta a ponta, inclusive para obras de infraestrutura como pontes, edifícios e revestimentos.

“O sonho da indústria do concreto nos anos 1960 ou 1970 era de que o material seria como uma rocha moldável, você poderia desenhá-lo da forma que quisesse e depois aquela peça se tornaria eterna. Depois descobrimos que não era bem assim, que havia agentes capazes de desgastar e corroer o concreto. Agora, graças ao UHPC, o concreto voltou a ser como rocha, especialmente com a adição de fibras que auxiliam no controle de retrações e na capacidade de suportar altas cargas. Sem falar na qualidade de acabamento, que é fantástica”, afirmou o professor.

Seminário ALEC – ALUGAR SÃO PAULO

Passando o bastão: Estratégias de sucessão para locadoras familiares

O planejamento estratégico na passagem de bastão da empresa para o herdeiro dos negócios também esteve entre os assuntos abordados no Concrete Show 2024. 

Renato Tardioli, sócio na Tardioli Lima Advogados, explicou como isso pode ser feito de modo que mitigue potenciais dores de cabeça durante essa tomada de decisão.

Segundo o especialista, tal medida não deve ser feita de última hora, mas sim durante os anos, de maneira que todos os preparativos consigam sanar dúvidas e não deixar brechas para que terceiros tentem atravessar os negócios.

Inclusive, há muitas opções de como fazer isso, como explicou Renato: “Dentro do planejamento é possível criar uma estrutura onde deixa de ser sócio, mas continua sendo da administração. Ele pode ser usufrutuário total ou parcial.  Com o falecimento, o usufruto é extinto e os herdeiros passam a receber os benefícios”. 

Revolucionando a locação: O potencial transformador da Inteligência Artificial

Saindo um pouco do habitual do Concrete Show, o painel buscou trazer uma visão macro de como revolucionar nos mais diversos negócios. 

Todas as dicas, claro, se aplicam perfeitamente à construção civil e áreas do segmento, mas são plausíveis para o mercado como um todo. 

Segundo Ale Uehara, head de inovação na Innov8, entender o cliente é o primeiro passo para conseguir sair na frente na corrida da inteligência artificial, procurando não apenas inventar, mas inovar no mercado enquanto busca como as tecnologias podem ajudar as pessoas. 

“O cliente pode procurar o melhor valor, não exatamente o melhor preço. A gente tem que se adaptar ao mercado, ficar atento ao que aparece de tecnologia”, explicou.

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