O avanço da pavimentação de concreto em vias urbanas é uma realidade no país. Um exemplo são os corredores de ônibus onde esse modelo de pavimentação tornou-se a principal opção em grande parte das capitais do país. A explicação para essa expansão está nas vantagens competitivas do pavimento de concreto, como a vida útil até cinco vezes mais longa, comparada ao asfalto, e a redução de custos na manutenção deste tipo de pavimentação.
Outros benefícios às cidades que o pavimento de concreto proporciona é a reflexão de luz até 30% maior que o asfalto, o que traz maior segurança pública e uma redução entre 30% e 60% no consumo de energia elétrica das cidades. Esse tipo de pavimento também pode minimizar o aquecimento das vias em até 2°C e reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), segundo estudos do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Para abordar as vantagens competitivas e as inovações deste modelo de pavimentação, o Concrete Show, evento da cadeia construtiva, que acontece de 9 a 11 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista, realizará o “Congresso Internacional de Pavimentos Urbanos de Concreto”, no dia no primeiro dia do evento, 9 de agosto, das 10 às 18 horas. O congresso, que é apoiado por entidades que fazem parte do grupo de associações Pavimento Urbano de Concreto (PUC), faz parte da grade de programação do “Construindo o Conhecimento”, uma série de palestras, congressos e seminários exclusivos direcionados para profissionais do setor.
Compre o seu ingresso para participar do Construindo Conhecimento aqui!
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), Wagner Lopes, revela que o congresso deve apresentar as técnicas e especificações para a produção e a execução de um pavimento de concreto de qualidade. Ele aponta que, entre os assuntos destacados nas palestras, estão as novidades em dimensionamento em pavimentos urbanos para tráfego leve e médio, pavimentos permeáveis e casos reais de como este tipo de pavimentação é utilizada em vias urbanas ao redor do mundo. “O retorno do Concrete Show ao formato presencial é uma oportunidade para mostrar como o setor de construção não parou e evoluiu neste período de pandemia do coronavírus”, avalia Lopes.
O congresso contará com duas participações internacionais, da Colômbia e México: o diretor de Pavimentos e Infraestrutura na Federação Iberoamericana do Concreto Usinado (FIHP), Diego Jaramillo Porto e o arquiteto e fundador da Ecocreto, Nestor de Buen Unna, respectivamente. Para completar o time de palestrantes estão o diretor-presidente da LPE Engenharia, Wagner Gasparetto, o sócio-diretor da MixDesign – Tartuce Engenheiros Associados, Eduardo Tartuce e o sócio-diretor da Comaro Engenharia, Marcos Saldanha.
Construindo Conhecimento no Concrete Show 2022
O conteúdo do ‘Construindo o Conhecimento’ conta com a parceria das principais entidades ligadas à construção civil e a cadeia do concreto. A grade de conteúdo foi pensada para atender diferentes interesses do público do Concrete Show e proporcionar uma troca de experiências e de conhecimentos técnicos, com a participação de grandes nomes do setor que atuam no Brasil e na América Latina. A programação completa pode ser conferida aqui!
O dia 10 de agosto será dedicado a dois seminários, que acontecerão simultaneamente, das 10 às 18 horas: o “14º Seminário de Pisos e Revestimentos”, apresentado pela Associação Nacional Pisos Revestimentos Alto Desempenho (ANAPRE) e o seminário “Paredes de Concreto para Edifícios Altos”, que é apoiado pelo Núcleo Paredes de Concreto.
No último dia, 11 de agosto, das 10 às 12h30, acontecerá o seminário “Avanços e Viabilidade da Pré-fabricação em Concreto na América Latina”, apoiado pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic). No período da tarde, das 14 às 19 horas, será realizado um seminário com apoio do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), que contará com quatro palestras focadas na prevenção de danos e na manutenção de estruturas de concreto. E ainda mais palestras com apoios do SENAI, Instituto da Cadeia do Zinco (ICZ), Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) e da Associação Brasileira de Protensão (ABP).
Ainda não se credenciou para o Concrete Show 2022? Não perca a principal feira da cadeia construtiva da américa Latina! Faça sua inscrição gratuita aqui ou compre seu ingresso para o congresso Construindo Conhecimento.