As obras no setor da construção civil estão cada vez mais demandando eficiência, precisão e segurança.

Em um cenário onde cada detalhe faz a diferença, as novas tecnologias embarcadas nas carregadeiras pequenas da Caterpillar surgem como uma solução inovadora e essencial.

Essas máquinas, agora equipadas com avanços tecnológicos de ponta, transformam a maneira como as operações são realizadas no canteiro de obras

Desde a automação de tarefas até o monitoramento em tempo real, as carregadeiras pequenas da Caterpillar oferecem recursos que não só aumentam a produtividade, mas também garantem uma execução mais segura e precisa. 

Para saber mais sobre as carregadeiras pequenas da Caterpillar, conversamos com Marcley Oliveira, consultor de Aplicação de Produtos. Continue conosco para saber mais!

As tecnologias embarcadas nas carregadeiras pequenas da Caterpillar

Oliveira explica que as carregadeiras pequenas da Caterpillar possuem diferentes tecnologias integradas. Entre as principais, o entrevistado destaca:

  • Controle automático de tração nas rodas;
  • Controle automático da rotação do motor;
  • Joystick eletro-hidráulico de implementos com botões configuráveis;
  • Câmera de ré de alta resolução;
  • Câmeras 360º;
  • Iluminação com acendimento automático em ambientes com pouca luminosidade;
  • Sensor de presença do operador com bloqueio automático do equipamento;
  • Ar-condicionado digital com controle automático de temperatura;
  • Sistema de monitoramento da pressão dos pneus;
  • Sistema de detecção de objetos;
  • Sistema de pesagem a bordo Cat®Payload com impressora integrada;
  • Sistema patenteado de engate rápido de implementos (worktools);
  • Sistema de transmissão hidrostático com controle computadorizado;
  • Painel digital touch screen com 50 perfis de operadores.

Além destas vantagens, o equipamento Caterpillar conta ainda com direção por joystick, operação por controle remoto e botão de partida com bloqueio por senha.

Benefícios das tecnologias embarcadas para a eficiência operacional

Na opinião de Oliveira, todo o avanço em tecnologia precisa ser traduzido em ganho operacional e simplicidade no uso e operação.

“Foi exatamente essa a proposta que a Caterpillar conseguiu atingir”, avalia o entrevistado.

“Com uma operação mais simplificada, com diversas funções que demandavam maior grau de experiência do operador agora sendo feitas de forma automática, tornando a operação mais simples e mais produtiva, aproveitando ainda mais o potencial de produção do equipamento”, mostra.

Outra novidade que trouxe benefícios aos operadores foi a implantação do joystick na direção e também nos implementos. 

“Assim, a quantidade de movimentos repetitivos realizados pelo operador caiu drasticamente, reduzindo consideravelmente o índice de fadiga e melhorando a produtividade e atenção”, observa.

Funcionalidades avançadas de controle e monitoramento

Oliveira destaca que a Caterpillar disponibiliza um sistema avançado de telemetria e gestão de frota para toda a linha de equipamentos.

“O cliente conta com o aumento da eficiência a partir de informações diárias sobre localização de ativos e horas”, explica o especialista.

“Custos de combustível mais baixos pelo rastreio de utilização de combustível e do tempo de trabalho versus ocioso. Tempo de ociosidade não planejado reduzido, com lembretes de manutenção e códigos de alerta de diagnóstico”, acrescenta.

Os equipamentos, segundo ele, ainda permitem uma pegada de carbono menor e um envio mais fácil de relatórios de conformidade com cálculos de emissões.

A Sotreq disponibiliza, ainda, o SotreqLink para fazer a gestão de equipamentos, contratos, atendimentos de campo, pedidos, notas fiscais, boletos e alertas.

“Além do acesso a recursos personalizados, como gestão dos relatórios com recomendações e relatórios de desempenho no portal do cliente”, cita Oliveira.

“Todo esse acesso é possibilitado porque as carregadeiras Cat® contam com comunicação híbrida, ou seja, tanto por meio da rede celular quanto por cobertura satelital”, complementa nosso entrevistado.

Impacto das novas tecnologias na redução de custos e aumento da produtividade

Com o controle automático de tração,  Marcley Oliveira entende que há uma drástica redução no desgaste dos pneus, principalmente na entrada de pilha, que é o momento de maior exigência e aderência ao solo.

“É sabido que o custo de reposição de pneus é um dos itens críticos na operação com carregadeiras”, lembra.

“Outra tecnologia que contribuirá na redução de custos é o controle automático das rotações do motor, que se ajusta às exigências de carga e velocidades, evitando a queima desnecessária de combustível, que é hoje o maior custo operacional”.

Facilidade de uso e treinamento para operadores

Um dos grandes ganhos da tecnologia integrada nas carregadeiras Cat®, de acordo com o mecânico entrevistado, é exatamente a usabilidade e a simplicidade para o operador.

“As funções mais críticas agora são automáticas, exigindo cada vez menos longos períodos de experiência para a entrega de resultados e maior produtividade”, aponta.

Manutenção e suporte técnico das carregadeiras com tecnologias embarcadas

O suporte para as máquinas Caterpillar é realizado em 100% do território nacional por meio dos revendedores Cat®.

“Nosso time de técnicos passa por constante aperfeiçoamento para entregar uma manutenção de classe mundial”, elogia.

Casos de sucesso na utilização de carregadeiras pequenas da Cat® com tecnologias avançadas

Oliveira conta que as novas carregadeiras Caterpillar acabam de desembarcar no Brasil. Elas foram lançadas aqui e nos Estados Unidos simultaneamente.

“Já conquistaram nossos clientes tanto do setor de construção quanto nas usinas de cana-de-açúcar por apresentarem um excelente desempenho e entrega de produtividade com custos operacionais menores”, finaliza Marcley de Oliveira.

Gostou do artigo? Se você quer continuar a aprender sobre o assunto maquinários para obra, confira o material que produzimos sobre o cenário de aluguel de máquinas para construção no Brasil!