Com corredores lotados no pavilhão do São Paulo Expo, o Concrete Show, evento da cadeia construtiva, foi um sucesso de público e de negócios. Mais de 20 mil profissionais do setor visitaram a 14ª edição do evento, que contou com a participação de 370 marcas expositoras nacionais e de fora do Brasil. O resultado de público superou em 11% a edição de 2022.
A oferta de conteúdo técnico para os congressistas este ano também cresceu e superou 90 horas de palestras e painéis, com a participação de cerca de 150 palestrantes nos palcos do Congresso Construindo Conhecimento, das Arenas 120 ideias e da atração Mega Demo Paredes de Concreto.
“Esta edição do Concrete Show foi um reflexo real do potencial do mercado da cadeia produtiva de concreto e de construção civil. O evento está 34% maior em área de exposição na comparação com o ano anterior, ocupando 30 mil metros quadrados do São Paulo Expo. E constatamos que o público visitante teve comportamento similar, superando as nossas expectativas iniciais”, destacou o diretor do portfólio de infraestrutura e tecnologia da Informa Markets, Hermano Pinto. A próxima edição do Concrete Show acontece de 6 a 8 de agosto de 2024.
Ele antecipou também que a previsão é de que, em 2024, o evento seja ainda maior devido ao volume de renovações de participação de empresas que participaram desta edição e de outras interessadas em fazer parte da próxima. Segundo Hermano, mais de 40% das empresas expositoras já renovaram participação na edição de 2024 do Concrete Show.
Quem visitou a 14ª edição do evento pôde acompanhar as últimas novidades e lançamentos de soluções, produtos, equipamentos e serviços para toda a cadeia construtiva. Na avaliação dos expositores, a feira de negócios provou, mais uma vez, que é um encontro essencial para os players deste setor pela capacidade de criar um ambiente voltado para o networking de qualidade e a prospecção de negócios.
Um dos grandes destaques do mercado de implementos rodoviários do Brasil, a Metalesp fechou importantes negócios durante o evento. De acordo com o coordenador de vendas da empresa, Luís Henrique Rosa, a empresa efetivou vendas já no primeiro dia do Concrete Show. Dos equipamentos em exposição no pavilhão, a Metalesp vendeu uma carreta para carregamento de brita e um silo para transporte de cimento. Além destes, a marca concretizou ainda a venda de outros cinco equipamentos. “Estamos muito satisfeitos com os resultados desta edição. Recebemos um público muito focado e decidido, o que impactou diretamente no sucesso dos negócios”, destacou Rosa.
Outra empresa que revelou o número expressivo de vendas foi a Gervasi, fabricante de equipamentos para artefatos de concretos, que dobrou o número de vendas nesta edição do Concrete Show em relação ao ano passado. Segundo o coordenador comercial da empresa, Vinicius Windmoller, a empresa fez oito vendas durante os três dias de evento, sem contar a extensa lista de potenciais clientes que serão trabalhados após a feira.
Para o gerente de Branding e Relacionamento da ArcelorMittal, Luís Gustavo Pracchia, o Concrete Show mostrou que o público está cada vez mais interessado em inovações na construção civil que promovam a sustentabilidade. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no evento e impressionados com a grande presença de público, cada vez mais qualificado, durante todo o evento. As soluções ecoeficientes que apresentamos – como o vergalhão XCarb®️ e Alta-resistência – , atraíram um número ainda maior de visitantes, parceiros e clientes ao nosso estande. O evento também permitiu a prospecção de novas relações comerciais e a nossa expectativa é a realização de bons negócios nos próximos meses”, disse Pracchia.
A Evomaq, empresa líder no segmento de fabricação de equipamentos para a construção, expôs em seu estande as últimas novidades de equipamentos e implementos para a cadeia construtiva, como a perfuratriz sobre chassi de escavadeira e a perfuratriz de hélice contínua, ambas vendidas durante o evento. Segundo a coordenadora administrativa da Evomaq, Ana Júlia Lacreta, o movimento no estande da empresa foi intenso durante todo o Concrete Show e, além das vendas, a equipe alcançou bons resultados em termos de networking. “Tivemos ótimos contatos durante esses dias e estamos confiantes nas possibilidades de efetivação de negócios mesmo após o término da feira. Recebemos visitas muito qualificadas. Esta edição superou nossas expectativas”, comentou Ana.
Quem também ficou satisfeito com o volume de visitantes foi a XCMG Brasil, líder no setor de máquinas pesadas na China e a 3ª no mundo no segmento, que trouxe para o evento um caminhão betoneira 100% elétrico. “Recebemos aproximadamente 10% mais visitantes durante a feira, número acima das expectativas. O Concrete Show foi uma ótima oportunidade para apresentar ao mercado nacional a mini pá carregadeira XC7-SR07, com peso operacional de 2.950kg, caçamba 0,4m3 e potência do motor 67,3hp”, ressaltou o diretor comercial da XCMG Brasil Renato Torres.
O sócio proprietário da RCO SITI, Roque Oliveira, já confirmou a presença da empresa em 2024. “Este ano, o evento superou todas as expectativas, com um aumento notável de visitantes em nosso estande e, ainda mais significativamente, no volume de negócios, ultrapassando nossa meta de vendas estabelecida. Estamos confiantes de que em 2024 alcançaremos um sucesso ainda mais expressivo, consolidando a presença fortalecida da SITI”, disse ele.
O diretor Comercial, Logística e Expedição da Aço Verde do Brasil (AVB), Leandro Vasconcelos, ressaltou que o evento foi uma vitrine para a AVB reforçar os seus valores e competências perante um público altamente engajado e qualificado. “No estande, tivemos oportunidade de detalhar o processo produtivo sustentável e os produtos, demonstrando como alcançamos o selo de aço carbono neutro. Esse compartilhamento transparente não apenas reforçou nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também se traduziu em oportunidades concretas de negócios e vendas com nossos clientes, bem como identificar inovações tecnológicas que poderiam ser integradas à nossa operação, mantendo-nos na vanguarda do setor. Encerramos nossa participação em mais uma edição com parcerias sólidas e uma visão renovada para oferecer ao mercado da construção civil inovação, qualidade e compromisso AVB”, disse Vasconcelos.
Também com intuito de apresentar ao público suas novidades, a Aditibras escolheu o Concrete Show para lançar o Polinib, linha de plastificantes polifuncionais que visam controlar o efeito da hidratação em substâncias de concreto. O aditivo possibilita o reaproveitamento do concreto através do Método RCCZ (Reaproveitamento do Concreto a Custo Zero), tornando-se assim, um dos grandes aliados da sustentabilidade.
O gerente comercial da Aditibras, Everson Medeiros, revela que a decisão de lançar o produto no evento foi em razão da magnitude e importância do Concrete Show para o mercado. “Na edição passada, lançamos outro produto que foi muito bem sucedido, o que nos motivou a repetir a dose. Já fizemos contatos excelentes, que com certeza resultarão em ótimos negócios posteriormente”, explicou.
Siga acompanhando o Concrete Show Digital – canal de conteúdo com artigos, e-books e matérias especiais durante todos o ano e inscreva-se na newsletter Concrete Show para não perder nenhuma novidade!