Uma das mais importantes empresas do setor construtivo do Brasil, a Cimento Apodi tem investido muitos de seus recursos em busca de soluções sustentáveis para o mercado cimenteiro do país.

Esse movimento passa também pela tecnologia, essencial quando falamos de novidades que buscam atualizar o setor de acordo com as novas tendências de ESG (responsabilidade ambiental, social e governamental) vigentes atualmente.

Presente no Concrete Show 2023, Bruno de Oliveira, especialista em Desenvolvimento Organizacional e ESG da empresa, conversou conosco sobre os atuais projetos da Cimento Apodi nesta linha. Confira mais abaixo!

Geração de energia pela técnica de waste heat recovery

Oliveira destaca o fato de que a Apodi é a única cimenteira da América Latina que utiliza atualmente a técnica de waste heat recovery, em que cerca de 30% da energia consumida pela empresa é gerada através dos fornos que são usados para esquentar caldeiras e realizar os processos de produção de seu próprio cimento.

“Além disso, a partir desse ano nós começamos a realizar testes de pegada de carbono nos nossos produtos para ajudar nossos clientes a escolherem o melhor produto de acordo com sua obra e ajudá-los a entrar cada vez mais nesse mercado sustentável com licenças e menores emissões”, reforça ele.

O representante da Apodi destaca que essa inovação permitiu com que a empresa chegasse ao fator de clínquer abaixo do recomendado pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). 

Ele relata ainda que, a partir de 2022, a empresa iniciou um benchmark que mostrou o avanço neste aspecto em comparação com concorrentes do setor, em especial no que se refere à redução da emissão de CO2 e menor consumo de água e energia.

O novo centro tecnológico para cimento sustentável da Apodi

Oliveira conta também que, em 2022, a Apodi lançou seu novo centro tecnológico, que inclui uma nova concreteira com central de mistura. Ele dá mais informações:

“Este é um modelo que consegue fazer essa mistura antes mesmo de lançar o concreto no caminhão betoneira, ou seja, nós economizamos também com diesel, e estamos esperando completar um ano da nova concreteira aberta para coletar esses dados e mostrar ao mercado essa economia”, observa.

Sobre o centro tecnológico, Oliveira afirma que a empresa tem como principal mote seu projeto Apodi Expert, “ que auxilia todos os compradores com a questão de serviço de escolher o melhor concreto, o melhor cimento, entender a necessidade do cliente e orientá-los.”

O especialista relata ainda que a Apodi conta com uma projetista especialista que vai até as construtoras, apontando formas de tornar os empreendimentos mais sustentáveis, além de financeiramente econômicos.

“Ela vai até as construtoras e entende a planta baixa deles, mostrando  que é possível ter ganho em diminuição de aço, em diminuição da área útil das vigas, aumento do metro quadrado no seu empreendimento usando concreto de alta performance”, ressalta.

Questionado sobre os eventuais custos mais elevados de se utilizar o concreto de alta performance ante as alternativas usuais, Oliveira afirma que isso é compensado por ganhos em outras esferas das obras.

“Por exemplo, usando um concreto 90 MPA em relação a um de 50 MPA, você terá ganhos em relação a diminuição de aço, de vigas, porque ele é mais resistente, e aí você consegue ter ganhos econômicos”, pontua.

Ele diz ainda que, neste contexto, “sustentabilidade não é somente preço, mas sinônimo de estudo e de entender o que aquilo agrega ao produto.”

Redução das emissões de carbono na produção e uso de cimento

Para reforçar esta visão no avanço do cimento sustentável desenvolvido pela Apodi, nosso entrevistado conta que a empresa realizou um teste que utilizou um software do GCCA (Global Cement and Concrete Association).

Conforme Oliveira nos explica, esse processo mostrou que o cimento CP3, o mais sustentável entre os produtos da empresa, apresentou uma redução de até 62,4% das emissões de carbono quando comparado com o uso do cimento CP5.

“Com esses testes e a atuação da Apodi Expert queremos levar não só o produto, mas o serviço e o entendimento dos nossos profissionais”, salienta ele. 

Oliveira fala também do laboratório móvel criado pela empresa, que, conforme ele explica em suas palavras, “vai até o cliente auxiliá-lo para entender sua demanda, seu problema, e indicar o melhor concreto a ser utilizado.”

Finalizando, ele reforça que a Apodi está focada em não apenas ser ligada à suas fábricas e unidades de concreto, mas sim a “benefícios culturais de idealização, mudando o pensamento do mercado e, através do conhecimento de nossos especialistas, ajudar os clientes a entrarem nesse mundo mais sustentável.”

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