O uso dos vergalhões galvanizados e outros acessórios (incluindo parafusos, amarras, âncoras, barras de segurança e tubulações) está amplamente generalizado em diversas estruturas e elementos de concreto reforçado. Algumas das aplicações em que a galvanização das estruturas leva a uma decisão de engenharia rentável são as seguintes:

• Infra-estrutura de transporte, incluindo pisos de pontes, pavimentos de estradas e barreiras de segurança;

• Os elementos de proteção pré-moldados leves para fachadas e outros elementos arquitetônicos de construção;

• Vigas e pilares exteriores e forjados, expostos às intempéries;

• Construções pré-fabricadas incluindo elementos tais como módulos de cozinhas e banheiros e barracões móveis;

• Elementos submersos ou enterrados sujeitos aos efeitos da água subterrânea e às flutuações das marés;

• Estruturas costeiras e marítimas;

• Estruturas de alto risco instaladas em ambientes agressivos.

Existem muitos exemplos ao redor do mundo onde os vergalhões galvanizados têm sido usados com sucesso em diversos tipos de edificações, estruturas e construções de concreto reforçado, incluindo:

• Pisos e pavimentos de pontes em concreto reforçado;

• Torres de resfriamento e chaminés;

• Armazéns para armazenagem de carvão;

• Revestimentos de túneis, tanques e instalações para armazenagem de água;

• Cais, quebra-mares e plataformas marítimas;

• Marinas e ancoradouros flutuantes;

• Diques e balaustradas costeiras;

• Fabricas de papel, plantas de saneamento e tratamento de águas residuais;

• Instalações industriais e plantas de produtos químicos;

• Equipamentos, fixações para auto-estradas e barreiras de proteção;

• Postes e torres de transmissão de energia feitos em concreto.

Alguns exemplos de países que possuem estruturas importantes utilizando o vergalhão galvanizado são: Austrália, Nova Zelândia, Índia, Japão, Estados Unidos, Canadá, Londres, Itália, Holanda.

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A Experiência das Bermudas

A experiência prática e as pesquisas durante muitos anos demonstram claramente as vantagens da galvanização para a proteção anticorrosão do reforço em aço em muitos tipos de ambientes, incluindo situações de exposição a uma alta concentração de cloreto. A Galvanização tem demonstrado retardar o início da corrosão nas armaduras de aço e reduz o risco de danos físicos nas estruturas de concreto, causados por delaminação, rachaduras e fragmentação.

Desempenho similar dos vergalhões galvanizados foi obtido nas Ilhas Bermudas, o que confirma a durabilidade a longo prazo do concreto armado com vergalhões galvanizados, em ambientes marítimos. Há mais de 50 anos, todos os cais, quebra-mares, pisos de pontes, subestruturas e outras infra-estruturas nas Bermudas são regularmente construídos com vergalhões galvanizados. Em 1995, uma inspeção com a retirada de material do interior da Ponte Longbird, que na ocasião tinha 42 anos, revelou que os vergalhões galvanizados ainda tinham a espessura do revestimento de zinco muito além dos valores da nova especificação para revestimento galvanizado por imersão a quente, mesmo com níveis de cloreto no concreto entre 3 a 9 libras/jarda cúbica (1 a 4 kg/m3). Além disso, um exame detalhado das amostras do concreto dessas estruturas revelou que os produtos resultantes da corrosão do zinco migraram para uma distância considerável (cerca de 0,4mm), a partir da interface zinco/concreto, para o interior da matriz do concreto circundante, sem produzir nenhum efeito visível no concreto. Os estudos demonstram que em concreto de boa qualidade e que esteja bem compactado, bem conservado e com uma espessura adequada de recobrimento, os vergalhões galvanizados se conservam por períodos mais longos e são um método econômico de proteção à corrosão. Em concretos de má qualidade, particularmente aqueles que contêm uma elevada proporção

de água/ cimento e um recobrimento deficiente sobre a armadura, a galvanização retardará o aparecimento da corrosão do reforço provocada pela presença de cloreto, mas seus efeitos são mais limitados.

FOTOS PIER NO ROYAL BERMUDA YACHT CLUB, CENTRAL DE ENERGIA DE TYNES BAY BERMUDAS

PIER NO ROYAL BERMUDA YACHT CLUB.jpgCENTRAL DE ENERGIA DE TYNES BAY BERMUDAS.jpg

Obras nacionais com vergalhão galvanizado

Veja as obras nacionais onde foram utilizadas este tipo de armadura:

2008 – Museu Iberê Camargo – Porto Alegre/RS – 100% em vergalhão galvanizado por imersão a quente

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2012 – Elevado da perimetral – Projeto porto maravilha – Rio de Janeiro (RJ) – 1ª Especificação de vergalhão galvanizado para obra pública no Brasil

2017 – Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR — Rio de Janeiro (RJ). Foi utilizado mais de 80 toneladas de vergalhão galvanizado para o concreto armado e 37 colunas em aço galvanizado para sustentação da laje que simula uma marola.

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2017 – Instituto Moreira Sales – São Paulo (SP) – 100 % em vergalhão galvanizado por imersão a quente. Foto abaixo.

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* Por Ricardo Suplicy Goes, gerente executivo do ICZ – Instituto Cadeia do Zinco. FONTE: Vergalhão galvanizado por imersão a quente – um investimento concreto. International Zinc Association (IZA)

 

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